KUMBI D’ÁFRICA
Realizou-se no dia 28 e 29 de Maio, a primeira edição da Feira e Exposição de Arte, no Palmeiras Suite Hotel.
A feira e Exposição de Arte realizada pelo Palmeiras Suite Hotel, teve como objectivo homenagear o continente africano e enaltecer a sua cultura, uma vez que no dia 25 de Maio se comemorou o dia Mundial de África.
Segundo a organização desta iniciativa, o evento além de promover a cultura do vasto continente, visou também apoiar a Associação de Transformação e Inclusão Social de Angola (ATISA) e trazer expositores com histórias motivacionais.
Todos os expositores aqui têm uma história, umas mais alegres que outras, mas que realmente façam a diferença.
Para além da exposição, o evento foi recheado de sofisticação e beleza, tendo tido vários momentos altos plenos de magia e africanidade, nomeadamente: Red Carpet, Jantar de Gala, Leilão de Beneficência, um Concerto com a Banda Yetu e apresentação de espetáculo de Grupo de Dança Africana.
A equipa do Palmeiras Suite Hotel, explicou ainda à Revista Baiga em que consistiu a essência do Leilão de Beneficência:
Todos os expositores doaram uma peça para o leilão e o valor angariado foi revertido para a ATISA.
A feira contou com a participação de 10 expositores, entre os quais: a marca Cheirus Artesanais, as Galinhas do Kikolo, a Fundação Cuerama, a Nha Luany, a Associação de Artesãos, a Eva Leite e Zungueiras.
Um dos expositores da actividade, André Cavulama, responsável pelo grupo de artesãos composto por 20 pessoas portadoras de deficiência física, contou a experiência de poder fazer parte desta iniciativa.
Gostei bastante do convite, a feira ajudou muito na nossa visibilidade e causa, e nós também estamos a ajudar outras pessoas porque doamos uma boneca “Mamã África “ para o leilão.
Por sua vez, Ana Monteiro, responsável pelo Atelier de Vidro Artístico “Nha Luany”, ofereceu ao leilão um prato de vidro banhado em ouro em líquido. A mesma agradeceu pela oportunidade que o Palmeiras Suite Hotel a concedeu e deixou uma mensagem. “ Parabéns ao Hotel pela iniciativa, que não fique por aqui, vamos continuar a apoiar sempre quem mais precisa e desta forma também aproveitar para divulgar o nosso trabalho”, culminou.
O Palmeiras Suite Hotel, salientou que a gastronomia da actividade foi baseada na origem de diversos pontos de África, como o Bobotie (Sul Africano) , Camarão Nigeriano, a Fumbwa, o Funge, o Rissóis de Catato , Pastéis de Carne seca, entre outros pratos típicos da terra, bem como as bebidas do evento que foram apenas do continente da Palanca Negra Gigante.
Já o porta-voz da Associação Transformação e Inclusão Social de Angola (ATISA), Santiago João Pedro, no discurso feito durante o jantar de gala, destacou as dificuldades que têm enfrentado: “Temos muitas dificuldades, o emprego em Angola já é difícil, é ainda mais quando se é deficiente, a falta de inclusão na escola também é um grande problema”.
Santiago Pedro acrescentou ainda o objectivo da Associação que é “exigir os direitos das pessoas portadoras de deficiência e acabar com a descriminação”.
O Porta-voz da associação, agradeceu por fim ao Palmeiras Suíte Hotel e aos expositores, nomeadamente a todos aqueles que abraçaram a causa, destacando que são estas iniciativas que fazem com que cada membro não desista do seu sonho.
Muitas foram as marcas e empresas que se juntaram a esta nobre causa, entre elas: a Fazenda Filomena (parceira oficial), apoiou também o Ministério da Cultura Turismo e Ambiente, a Nestlé; Cuca, Sanlam, Multiáfrica, Kinda Home, Hadja Models, Fozukdia Industrial LDA, Caxaramba e a DDM (Distribuidora de Mercadorias Importações e Exportações).
Last but not least: a gala foi apresentada pela Creuza Nhanga e pelo Kotingo; e no leilão foram arrecadados 695.000,00 AOA para a doação.
“Kumbi D’África a Feira que veio para ficar e para apoiar.”
KUMBI D’ÁFRICA
Ver esta publicação no Instagram