MICA: BELEZA FEITA DO “SANGUE” DE INOCENTES

MICA: BELEZA FEITA DO "SANGUE" DE INOCENTES O QUE MUITOS DESCONHECEM...
O que muitos desconhecem…

 Mica é o nome dado a um mineral que confere brilho aos produtos. Conhecido no rótulo das nossas embalagens como “Leucita” ou “CI 77019” é usado em numerosas indústrias, desde tintas para automóveis, pasta de dentes e principalmente em produtos de cosmética.

 A Índia é o maior produtor mundial de mica que ocupa 60% da produção global. A maioria das minas de mica estão concentradas nos estados do nordeste de Jharkhand e Bihar onde a maioria da população ainda vive abaixo da linha da pobreza. É muito difícil encontrar um emprego regular e estável nessas zonas, os cuidados de saúde e a educação estão em grande parte ausentes e, como resultado, as famílias recorrem desesperadamente a outras fontes de rendimento: a mineração ilegal.

MICA: BELEZA FEITA DO © Refinery29

 Especialistas estimam que aproximadamente 70% da produção de mica na Índia é o resultado da mineração ilegal em florestas e minas abandonadas.

 “Estima-se que cerca de 22 mil crianças, com média de idade de 8 anos trabalham todos os dias, nas minas de mica onde se arriscam a ficar feridas, paralisadas ou até mesmo mortas.

“Tudo por apenas 20 a 30 rupias por um dia de trabalho (0.28 a 0.42USD).”

Qual será a melhor forma de controlar este tipo de exploração?

Em Janeiro de 2018, a marca LUSH apresentou ao mercado a utilização de mica sintética nos seus componentes, para desta forma ter um controlo mais rigoroso da origem deste produto.

Gabbi Loedolff da Equipa de Compras Criativas LUSH revela que: “a mica sintética tem cores mais vivas e, por ser sintetizada em laboratório, é muito pura em qualidade, não tendo contaminação por metais pesados que a mica natural pode ter.”

MICA: BELEZA FEITA DO © Thomson Reuters Fundation News

 Já a abordagem de empresas como a L’Oréal, The Body ShopEstée Lauder Companies é distinta no combate à exploração infantil da Mica, tendo outro tipo de objetivo, visto que, este caminho é um dos meios de subsistência de inúmeras famílias nestas localidades; ao anularem completamente o uso da mica natural defendem que esta iniciativa poderá ser mais prejudicial na economia e nas vidas destas pessoas.

Estas empresas comprometem-se a comprar Mica a fornecedores que compram o produto proveniente de minas fechadas, verificadas de forma independente, onde as crianças não estão presentes.

 As marcas mencionadas acima estão presentes na Associação Responsable Mica Iniciative (RMI), uma associação que trabalha como ponte entre as empresas e as comunidades para que possa trazer um impacto positivo tanto para o meio ambiente, como para a vida destas crianças.

MICA: BELEZA FEITA DO © Wired UK

Independentemente dos produtos de cosmética que utilizamos, cabe a cada um de nós, fazer uma compra consciente porque a responsabilidade dos nossos actos – pode ter um impacto positivo ou negativo – dependendo das escolhas que fazemos.

Acabamos por ser responsáveis pelas vidas destas crianças com o consumismo desenfreado que muitas vezes nos move. Por isso nada como estarmos mais despertos, informados e atentos ao que nos rodeia.

E deste modo, contribuirmos assim para um mundo melhor.


© Refinery29