EcoAngola


CComeçando por projectos como o “Angola Sem Plástico”, “Permacultura”, passando pelo “Movimento Verde” e parando nos workshops sobre reciclagem, os feitos são mais do que muitos.

A Baiga não podia deixar de prestar homenagem ao trabalho ambiental e social levado a cabo pela EcoAngola, e apoiar este “despertar”.

Por uma Angola mais verde!



Como surgiu a ideia de criar o projecto EcoAngola?

A EcoAngola surgiu da necessidade de se promover a educação e a conservação ambiental em Angola. Na realidade a ideia surgiu de 2 dos co-fundadores, Paulo Pizarro e Leonardo Pizarro, que através do Facebook partilhavam algumas dicas sobre #veganismo e #sustentabilidade

 A partir de Julho de 2019, Erica Tavares juntou-se ao projecto e então decidiram expandir as linhas de sensibilização para abordar mais sobre a #biodiversidade a #poluição a gestão de resíduos, as alterações climáticas e a transição energética.


EcoAngola
EcoAngola
EcoAngola
EcoAngola
EcoAngola
EcoAngola
EcoAngola
PlayPause
 

Hoje a EcoAngola é composta por 14 co-fundadores, que ao longo destes 2 anos de trabalho, acreditaram na mesma visão, partilham da mesma missão, e engajaram-se no desenvolvimento do projecto para tornar-se então numa associação de conservação ambiental e sustentabilidade.

Quem faz parte do projecto?

De momento trabalhamos com cerca de 160 voluntários inscritos, alguns mais activos que outros, mas que desenvolvem os conteúdos e actividades das campanhas, temos algumas comissões de gestão, como por exemplo para a nossa comunicação através das redes sociais, a revisão de conteúdo e artigos, gestão dos recursos humanos, e também equipes de trabalho dentro dos nossos projectos implementados e também alguns em desenvolvimento.

Quais são os objectivos, visão e missão do Eco Angola?

Para a EcoAngola, o principal objectivo é despertar a consciência ecológica das pessoas, independentemente do extracto social ou idade, isto para que todos possam contribuir de forma mais eficiente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e assim vivamos num ambiente mais sadio e com melhor qualidade de vida. A nossa visão é criar um modelo de mudança ecológica que possa ser reproduzido a nível regional e continental.


Eco Angola - Fundadora, Erica Tavares
Eco Angola
Eco Angola
Eco Angola
Eco Angola
Eco Angola
Eco Angola
PlayPause
 

Que iniciativas ambientais e sociais têm em mãos, neste momento?

Temos alguns projectos com parceiros, como por exemplo o projecto Angola Sem Plástico, financiado e implementado em colaboração com a União Europeia; temos o projecto Permacultura que consiste em fazer formações de agricultura sustentável para as famílias, com financiamento da Embaixada Britânica em Angola, e que irá arrancar em Setembro de 2021.

Temos ainda em Benguela alguns workshops sobre reciclagem, produção de ecobricks e sabão artesanal com óleo de cozinha usado, assim como o Clube Verde, programa de educação ambiental, o grupo dos EcoKanucos, que são crianças que aprendem e praticam educação ambiental e também as nossas campanhas e actividades. Sugerimos conhecerem através do nosso website www.ecoangola.com e acompanharem a agenda de eventos disponível.

Em que consiste o Movimento Verde?

O Movimento Verde é um movimento que encoraja a adopção de políticas e práticas sustentáveis e conservadoras do ambiente a nível pessoal e organizacional. No fundo, o movimento é uma sugestão de compromisso, que depende inteiramente do indivíduo ou organização que se regista nele. O Movimento Verde após a adesão do mesmo, disponibiliza um documento com alguns “compromissos” que as pessoas/organizações devem ter para reduzir a sua pegada ecológica e levar um estilo de vida muito mais sustentável.

A EcoAngola não controla nem cobra aos membros do Movimento Verde o cumprimento destes, os próprios interessados devem fazer essa cobrança pessoal, uma vez que entraram no Movimento por vontade própria.



A iniciativa “Angola sem Plástico”, apoiada pela União Europeia, é sem dúvida um projecto de louvar. Como surgiu a oportunidade de implementar?

Na realidade o projecto é mesmo da União Europeia, e a EcoAngola é um parceiro implementador. Esta oportunidade surgiu devido a visibilidade que a EcoAngola tem tido desde o seu nascimento, com a nossa consistência e crescimento, e conseguimos assim criar a credibilidade para nos ser dada esta oportunidade.

Quais são as metas do projecto?

O projecto visa sensibilizar a população, sobre os impactos do uso e descarte indevido do plástico, principalmente o de uso único/descartável, suas consequências para o ambiente e para a saúde.

Como poderá ser medido o impacto do mesmo?

Fazer medições sobre mudança de consciência é bastante delicado, mas fizemos inquéritos antes do projecto e iremos fazer inquéritos após o projecto para avaliarmos esta mudança/transição/impacto do projecto.

Ao mesmo tempo, a visibilidade e mobilização são também dois critérios importantes de impacto.


Eco Angola
Eco Angola
Eco Angola
Eco Angola
Eco Angola
Eco Angola
PlayPause
 

Como analisam o desenvolvimento da ecologia em Angola?

Acreditamos que nasceu um movimento de cidadania activa e positiva nos últimos anos e temos orgulho de sermos parte dele. Também acreditamos que ainda temos muito por fazer e uma batalha longa por enfrentar, mas felizmente cada vez mais, temos mais pessoas sensíveis às questões ambientais e climáticas e dispostas para fazer a diferença.



Pontos fortes? Pontos fracos a melhorar?

Alguns dos pontos fortes são o engajamento e mobilização que temos tido nas nossas campanhas e particularmente digitalmente também, inclusive o crescimento e expansão da nossa comunidade.

Alguns dos pontos a melhorar, é a expansão do movimento ambiental para as demais províncias de Angola e com temas mais diversos.

Ainda há um foco grande em relação à cidade de Luanda, o que não é errado, mas ainda precisamos de mais. Também sentimos que ainda não passamos a mensagem ao máximo de pessoas possível como o desejado.

Como estamos a nível de biodiversidade e conservação das espécies, em Angola?

Neste momento continuamos com pouco acesso e partilha de informação quanto à biodiversidade e conservação de espécies em Angola. A pesquisa científica interna está a precisar de apoio, pois é importante conhecermos para conservarmos.

Como podemos contribuir ou colaborar com o EcoAngola?

De diferentes formas, começando por comunicar esse interesse primeiramente através dos nossos contactos info@ecoangola.com ou ainda pelas nossas redes sociais.

Caso seja uma empresa privada, pode colaborar, co-implementar ou desenvolver algum projecto connosco, caso seja um indivíduo, pode voluntariar-se e participar dos nossos projectos e eventos.


Eco Angola
Eco Angola
Eco Angola
Eco Angola
Eco Angola
PlayPause
 

Projectos Futuros?

Temos vários em mesa. O próximo a dar um passo significativo será o projecto de permacultura.

Mas até ao final do ano ainda conseguimos arrancar pelo menos mais um ou dois, ligeiramente mais pequenos. Não posso partilhar muita informação de momento.

EcoAngola é…

EcoAngola é uma organização que promove a sustentabilidade através de artigos, campanhas, eventos, projectos, formação, consultoria, políticas e práticas com o objectivo de preservar o ambiente e promover o bem-estar social.


instagram
View this post on Instagram

A post shared by EcoAngola (@ecoangola)

PUB