CORAL REEFS

CORAL REEFS

CORAL REEFS

Os mesmos produtos químicos no protetor solar que protegem a nossa pele dos raios UV prejudiciais à nossa saúde também estão a contribuir para o desaparecimento dos recifes de coral à volta do mundo.

Os recifes de coral são uma parte importante dos ecossistemas dos nossos oceanos e apoiam um grupo diversificado de vida marinha.

“Algumas pesquisas estimam que 90% dos corais do mundo estão ameaçados de morte até 2050”.

© Robby Michaelle

Certos químicos em filtros solares não são a única razão pela qual os recifes de corais estão a desaparecer, mas também o plástico, mudanças climáticas, pesca excessiva e a acidificação dos oceanos representam um papel significativo nesta ameaça.

Uma pesquisa recente descobriu que mesmo pequenas doses de oxibenzona – cerca de uma gota em seis piscinas olímpicas – danificam os corais. Os pesquisadores descobriram concentrações 12 vezes mais altas em águas populares do Havaí e das Ilhas Virgens dos EUA.

A partir de 1 de Janeiro de 2021 será proibido no Havaí o uso de tais filtros solares nas ilhas.


CORAL REEFS
CORAL REEFS
CORAL REEFS
CORAL REEFS
PlayPause
Slider

Como o protetor solar prejudica os corais?

Um importante estudo descobriu que as substâncias químicas oxibenzona e octinoxato, que estão presentes em muitos dos protetores solares, mudam o ADN das células de coral para que o coral maduro se torne estéril e incapaz de se reproduzir, enquanto os mais jovens ficam presos nos seus próprios esqueletos e acabam por ficarem esfomeados e morrer.

E quanto ao branqueamento de corais?

A oxibenzona também agrava o problema do branqueamento de corais, porque faz com que o coral absorva mais calor. O branqueamento de corais ocorre quando a temperatura da água aumenta para cerca de 30/31ºC, fazendo com que os corais expulsem as algas chamadas zooxanthellae, que dão as cores vibrantes aos corais.

Todos os filtros solares são maus?

Não, existem algumas opções que são totalmente seguras para nós e para o meio ambiente. Por exemplo, filtros solares com óxido de zinco e dióxido de titânio são boas opções.

E, claro, há sempre a opção de ficar coberto com roupas ou na sombra.

Muito bem que podemos não viver em zonas em que não haja recifes de coral ameaçados, mas isso não quer dizer que essa não deva ser uma preocupação para nós, visto que todos os rios e oceanos estão todos ligados, cada um de nós representa uma parte neste grande ecossistema.


Videos
© Above The Noise
© TED-Ed

CORAL REEFS