7 DICAS PARA FAZER JEJUM INTERMITENTE SEM SOFRER

7 DICAS PARA FAZER JEJUM INTERMITENTE SEM SOFRER

7 DICAS PARA FAZER JEJUM INTERMITENTE SEM SOFRER

Jejum não é uma dieta nem é apenas passar fome, mas sim uma ação consciente e voluntária de abstenção de comida por um período de tempo com motivos terapêuticos ou espirituais/ religiosos.

Durante milhões de anos foi uma ação natural e espontânea pois os nossos ancestrais não tinham acesso à comida 24/7 como nós temos hoje em dia. Também é fundamental referir que o próprio pai da medicina Hipócrates ensinava os seus pacientes a jejuar como cura de diversos males.

Assim como muitos filósofos estudiosos como Platão, Pitágoras, Aristóteles, Sócrates, passavam vários dias sem comer de modo a alcançar melhor função mental e física.  Atualmente várias celebridades e influencers como médicos, atletas, atores, médicos e CEOs praticam jejum de modo a alcançarem melhor performance física e mental.

As únicas pessoas que não devem fazer jejum intermitente são grávidas, lactantes e crianças.

Num futuro artigo abordaremos mais profundamente os seus inúmeros e incríveis benefícios, contudo agora vamos para algumas dicas de como você pode fazer jejum tranquilamente sem sofrimento.



A primeira dica é não contar a ninguém que está a fazer jejum, sobretudo se está a iniciar este estilo de vida, pois a maioria das pessoas infelizmente estão mal informadas e não tem o conhecimento suficiente para saber que isto é uma prática milenar e se feita corretamente tem inúmeros benefícios.

Relembro que somos seres sociais e altamente emocionais então o aspecto psicológico pode afetá-lo muito. Sobretudo se essa falta de apoio vem de um bom amigo ou familiar. Portanto o meu conselho é que apenas conte a quem confia, por quem não se sente julgado ou a alguém que entendido da matéria. O silêncio é a linguagem dos fortes, quanto menos pessoas souberem dos novos hábitos que andas a implementar na tua vida mais sucesso irás ter e quando isso se tornar um estilo de vida aí será evidente e já poderás partilhar e divulgar.

Dica número dois é ter a tua bebida favorita sempre à mão.


7 DICAS PARA FAZER JEJUM INTERMITENTE SEM SOFRER
7 DICAS PARA FAZER JEJUM INTERMITENTE SEM SOFRER
7 DICAS PARA FAZER JEJUM INTERMITENTE SEM SOFRER
 

Pode ser café preto (sem açúcar e sem mel), infusões de ervas, chá verde, chá preto ou mate. Cuidado apenas para não exagerar nas bebidas estimulantes pois podem ser viciantes, o jejum já fornece muita energia, portanto o consumo de estimulantes pode desregular o sono à noite além de outros efeitos colaterais. Relembro que água é o líquido essencial para a vida do planeta então se tiver sede beba água não se refugie em café e chás. Evite consumir qualquer tipo de calorias durante a janela de jejum para não quebrar um dos melhores benefícios do jejum – a autofagia (limpeza e rejuvenescimento celular).

A terceira dica é a exposição solar diária de pelo menos 30 minutos com a maior parte do corpo exposto ao sol e sem protetor solar de forma a liberar a serotonina – hormona da felicidade e bem-estar.

A exposição solar além de aumentar o humor e disposição, ajuda a sintetizar a melatonina que é o principal antioxidante do corpo humano e hormona essencial para uma boa noite de sono e recuperação do organismo também ajuda a diminuir o apetite. Outra vantagem é a absorção da vitamina D fundamental para fortalecer a imunidade.

A quarta dica é focar na sua lista de tarefas ou num projeto já que vai ter mais foco e energia mental disponível pode e deve focar em alguma atividade e estar ocupado. Há vários tipos de fome e a mais comum é fome emocional, estatísticas provam que as pessoas hoje em dia comem demasiado pois além de haver comida disponível todo o dia também comem por tédio.

A fome fisiológica é muito diferente da fome emocional então a melhor dica para ultrapassar isso é encontrar algo que gosta e focar nesse objetivo, além do trabalho também pode decidir passar mais tempo a praticar um hobby ou a dedicar-se à sua família. Desta forma é juntar o útil ao agradável. Aproveitar os benefícios do jejum, ter mais tempo e, portanto, ser mais produtivo.

A fome é o primeiro elemento da autodisciplina. Se você consegue controlar o que você come e bebe, você consegue controlar tudo o resto.” – frase dita pelo Dr. Umar Faruq Abd-Allah que descreve a seguinte dica.


7 DICAS PARA FAZER JEJUM INTERMITENTE SEM SOFRER
7 DICAS PARA FAZER JEJUM INTERMITENTE SEM SOFRER
7 DICAS PARA FAZER JEJUM INTERMITENTE SEM SOFRER
 

A quinta dica é conciliar o jejum com técnicas de crescimento pessoal como a meditação, yoga, oração, respiração consciente ou escrever num diário pois são técnicas de autoconhecimento e, portanto, são práticas que nos deixam muito mais calmos e serenos e ao jejuar estamos muito mais predispostos a fazer alguma atividade que nos faça elevar o espírito e que esteja mais conectado com o seu propósito assim como ajudar em momentos mais críticos emocionais.

“Só sabe jejuar quem sabe comer” este é o mantra da sexta dica que é uma das mais importantes pois sem esta tudo o resto não vai funcionar e não irá conseguir obter os benefícios tão desejados do jejum, portanto é fundamental saber o que comer antes e depois.

Poderia escrever muito sobre a alimentação, contudo aqui vai o fundamental e mais prático.

Evite a todo o custo comer hidratos de carbono refinados, óleos de sementes e produtos processados, pois todos estes são alimentos inflamatórios. Não faz sentindo limpar a sua casa e depois sujar tudo logo de seguida, não é? Então se fizer isso ao jejuar o mesmo irá acontecer ao seu corpo. E quanto mais horas fizer de jejum, mais consciência deve ter ao voltar a comer.

Descasque mais e desembrulhe menos. Priorize comida de verdade e quebre o jejum com gordura e proteína para maior saciedade e evitar picos drásticos de glucose.

A sétima e última dica é treinar durante o período de jejum pois estudos provam eficácia em associarmos atividade física ao jejum pois este por si aumenta drasticamente a Hormona de Crescimento Humano (GH), assim como BDNF e os níveis de adrenalina. Então se fizermos exercício vamos tirar muito mais benefício de todas essas vantagens. A origem da energia é a sua própria gordura (tanto visceral como abdominal) o que promove a liberação de corpos cetónicos, que são anti-inflamatórios e saciantes.

Dica extra: ingerir antes do treino e durante o jejum em geral eletrólitos e/ou sal integral.



Se é novo no mundo do jejum aconselho a estudar mais sobre esta incrível transformadora ferramenta de vida pois é muito importante estar informado e relembre que bom conhecimento não ocupa espaço contudo é a experiência que vai te dar estas próprias conclusões.

Mude a sua vida mudando os seus hábitos.

7 DICAS PARA FAZER JEJUM INTERMITENTE SEM SOFRER

instagram

instagram

7 DICAS PARA FAZER JEJUM INTERMITENTE SEM SOFRER

PUB