OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA

OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA!

Q uando comecei a trabalhar com reabilitação física (Fisioterapia), vi-me diante de uma diversidade de aspectos importantes para uma boa condição orgânica, física e emocional dos meus pacientes. E o ponto que mais me questionavam e questionam é a parte estética (emagrecimento).

A afirmação mais frequente que a maioria utiliza é sempre a mesma: “a minha genética não ajuda!”. Eu acabo por responder que a genética com certeza é um fator que faz parte do jogo, mas afirmo também que ninguém é refém da sua própria genética e podemos contrariar este “abandono” do corpo, através de uma alimentação estratégica que só traz benefícios.

Os superalimentos são uma categoria especial de alimentos que encontramos na natureza, considerados muito nutritivos, com substâncias capazes de otimizarem uma melhor qualidade de vida, através da prevenção de diversos problemas de saúde. Tal é possível devido à sua concentração de fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Além de que possuem, por exemplo, ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e a retardar o envelhecimento.

Atualmente, o número de pessoas que investem numa alimentação saudável, rica em nutrientes, é cada vez maior. E se antes, o objetivo era investirmos numa alimentação saudável para termos um corpo escultural, aliado a exercícios físicos, agora, a preocupação é voltada também para a saúde, com procura de informação sobre que tipo de alimentos podem trazer mais benefícios ao organismo.


6  superalimentos que tem mesmo que começar a comer

  • Ovos
  • Óleo de coco
  • Quinoa
  • Azeite de oliva extra-virgem
  • Curcuma ou Açafrão
  • Peixe de água salgada.

Lista dos principais SuperAlimentos:

Açaí – alimento aliado do coração. É capaz de diminuir os índices elevados de colesterol. Deve ser consumido puro, ou seja, sem adição de açúcar, granola, farinha ou outra fruta.

Quinoa – possui as mesmas proteínas do leite materno. É considerado o mais nutritivo dos vegetais. Fonte de proteínas e minerais. A quinoa reduz os índices elevados do colesterol e dos triglicerídeos evitando problemas cardiovasculares.


© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash - OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA!
© unsplash - OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA!
© unsplash - OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA!
© unsplash - OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA!
© unsplash - OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA!
PlayPause
 

Cacau – o chocolate cru é super saudável, e evita o envelhecimento celular. Só que é preciso cuidado. O cacau é um produto muito calórico.

Chocolate amargo – é mais saudável que os outros tipos de chocolate. Rico em antioxidantes (combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, e reduz os riscos de problemas cardíacos e derrames). O chocolate amargo deve ter pelo menos 70% de cacau. Deve-se comer um quadradinho por dia.

Castanha do Brasil – alimento que combate o stress e a perda de memória. No entanto, não se pode comer castanha em excesso, pois ela contém selénio. Quando ingerido em excesso, o selénio é tóxico. Deve-se comer uma castanha por dia.

Salmão – contém ômega 3, substância considerada amiga do coração e do bom humor, pois combate a depressão. Alimentos com ômega 3 também protegem o organismo contra doenças degenerativas, como Alzheimer, e ainda combatem o cancro. O salmão também contém vitamina D.

Aveia – importante no controle do colesterol e no controle de peso, pois devido à presença de fibras solúveis e insolúveis, a aveia dá sensação de saciedade, podendo ser utilizada para preparar bolos, sopas, ou para ser misturada a frutas e outros alimentos.


© Pick Up Limes

Batata doce – rica em antioxidantes, carboidratos, fibras, vitaminas, manganês e potássio. Pode ser usada em pratos doces ou salgados. Fonte de betacaroteno?, o componente que potencializa o bronzeado durante o verão.

Inhame – fonte de proteínas, potássio e fósforo, carboidratos e fibras. Atua na prevenção de doenças como artrite, osteoporose e cálculos renais.

Acelga – fonte de vitamina A, B e C. Come-se as folhas e os talos. As folhas ajudam a manter o bom funcionamento cerebral. Pode ser consumida crua, cozida ou refogada com azeite e óleo.

Azeite de oliva – o consumo do óleo combate a doença de Alzheimer e a confusão mental. Evita a acumulação de gordura, que provoca doenças cardiovasculares e diabetes, combate a osteoporose e inflamações. A manteiga no pão pode ser substituída por um fio de azeite. Basta duas colheres de sopa por dia.

Lentilha – rica em proteína vegetal. Alto teor de fibras, ferro e vitaminas. Possui pouca gordura. Ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos.

Melancia – pouco calórica, gera sensação de saciedade. Contém vitaminas A e C. Importante fonte de licopeno, um antioxidante que ajuda o corpo a combater doenças, como o cancro.


© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash
© unsplash - OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA!
© unsplash - OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA!
© unsplash - OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA!
© unsplash - OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA!
© unsplash - OS SUPERALIMENTOS PARA COMEÇAR A COMER AGORA!
PlayPause
 

Kiwi – tem efeito anti-inflamatório, antioxidante, anticancerígeno e laxativo. Fonte de vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras. Melhora o sistema imunológico, auxilia na diminuição dos níveis de colesterol no sangue, colabora para a saúde cardíaca.

Framboesa – possui vitaminas A, C, B1 (tiamina) e B5 (niacina), sais minerais como ferro, fósforo, cálcio e fibras. Contém elagitanina, uma versão de antioxidante que combate o cancro.

Uva-passa – contém fibras, sais minerais como fósforo, ferro, cálcio e potássio e vitaminas do complexo B. Fonte de carboidratos, atua na prevenção de doenças crónicas degenerativas e de doenças de envelhecimento e na prevenção e diminuição da perda óssea, após a menopausa.

Brócolos – rico em vitaminas A e C, fibras, ácido fólico, cálcio, ferro, potássio. Contém propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.

Espinafre – folhas são ricas em vitaminas A, C e K e também luteína, importante para boa saúde dos olhos.

Tomate – rico em licopeno (agente antioxidante e anticancerígeno). Combate os radicais livres, retardando o envelhecimento e protege contra alguns tipos de cancro. Contém vitamina A, do complexo B e C e sais minerais (cálcio, potássio e ácido fólico).

Abacate – rico em gordura monoinsaturada (gordura do bem). Pode ajudar na manutenção ou perda de peso e na redução do colesterol e triglicerídeos.

Amêndoas – ajudam a emagrecer se ingeridas com moderação. Reduzem o colesterol.

Nozes – ricas em fibras, proteínas, vitaminas, minerais, gorduras poli-insaturadas, como o ômega 6, que ajudam a manter os níveis de colesterol (HDL). Melhoram o sono, previnem doenças cardíacas e cancro, combatem o stress. Deve-se ingerir seis nozes por dia.

Leite orgânico – rico em antioxidantes, vitaminas, carotenóides e ácidos gordos (ômega 3 e gordura poli-insaturada). Ajuda no combate ao cancro e problemas cardíacos.

Chá verde – desintoxica, acelera o metabolismo e queima gordura. Atua no combate ao cancro, doenças cardíacas, diabetes e derrames. Ajuda a emagrecer pois acelera o metabolismo.

Iogurte grego – fonte de proteína dietética, cálcio, porém contém gordura saturada (não saudável). Por isso, procure iogurte grego feito com leite desnatado ou de baixa gordura.

Cogumelos – há várias espécies de cogumelos. Contêm fibras, vitaminas do complexo B, ácido fólico. Auxiliam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem o emagrecimento (reduzem a absorção de gordura e promovem saciedade).

Feijões vermelhos – ricos em substâncias antioxidantes. Contém proteínas, minerais, ácido fólico e fibras que ajudam o corpo a queimar gordura e proporcionam sensação de saciedade.

Ovos – ricos em proteína, vitamina A e D e colina, ferro, zinco e ácido fólico. Atuam na manutenção da força muscular e redução da perda de massa muscular, assim como na manutenção da estrutura das membranas celulares e na prevenção da degeneração dos olhos.

Sementes de abóbora – ricas em ácidos gordos mono e poli-insaturados, vitaminas A, E e do complexo B, fibras e minerais como zinco, magnésio e potássio. Atuam na redução do colesterol, na proteção dos ossos e no emagrecimento.

Cerejas – fonte de lipídeos. Contêm cálcio, carboidratos, vitaminas A, B1, B2, C, fósforo, ferro, niacina e flavonóides. Possuem propriedades antioxidantes.

Mirtilos – contêm vitamina C e E, além de fibras. Possuem agentes antioxidantes, combatendo o envelhecimento. Protegem o coração e podem ajudar a controlar a pressão arterial.

Maca peruana – é como um rabanete. Retarda o envelhecimento, fortifica os ossos e aumenta o desejo sexual. É mais consumida em forma de sumo ou cocktail.


Especialista em fisioterapia

Instagram
View this post on Instagram

A post shared by Empreendendo Com Saúde (@carineceledonio) on

PUB