O paraíso está em Angola.
E prova disso, são as experiências que só a Xplore Angola consegue proporcionar.
Fomos perceber afinal quem está por trás desta marca, que veio para potenciar o Turismo em Angola, e elevar os nossos sentidos ao seu estado estado mais puro.
Nada como experimentar.
Quando é que a Xplore Angola foi fundada e por quem?
A Xplore Angola foi fundada no dia 31 de Maio de 2020, por Emídio Fragoso.
Como é que surgiu a ideia para a criação dessa agência de viagens?
Formei-me em Economia e Gestão na Universidade Jean Piaget, e no final do curso tínhamos que apresentar um projeto sustentável, amigo do meio ambiente e que impulsionasse a Economia Local. Sou apaixonado por relações humanas, cultura, gastronomia, gosto de explorar e descobrir coisas novas, nesta altura entre vários projetos escolhi a agência de turismo, ecoturismo. Gosto de todo o processo, desde o planeamento das actividades ao papel de guia turístico no terreno.
Quais foram os desafios enfrentados no início e durante o projecto?
Um dos maiores desafios enfrentados no início do projecto foi a angariação de clientes tendo em conta que na época em que deu-se o lockdown devido à pandemia do Covid-19 e era impossível para todos sair de casa, porém, aos poucos fomos conquistando o mercado, passando a ideia de que era possível viajar seguramente, mantendo as regras de bio segurança.
O que diferencia a Xplore Angola de outras agências de viagens?
Acredito que os meus colegas de ramo estejam a fazer um ótimo trabalho, entretanto a Xplore Angola diferencia-se pela oferta de um serviço personalizado, atendimento simpático em 3 línguas (português, inglês e francês), e diferenciamo-nos de outras agências especialmente pela experiência que oferecemos aos turistas de troca de cultura, durante as viagens em grupo por serem uma mistura de várias nacionalidades.
De que forma define o Ecoturismo de Angola?
O ecoturismo de Angola tem um potencial enorme, muito maior do que podemos imaginar porém é pouco explorado, está em falta o investimento nas infraestruturas e apesar de todas as adversidades, temos dado o nosso melhor para oferecer sempre um serviço que valha a pena em termos de preço e qualidade.*
Quem mais adere às viagens com a Xplore, angolanos ou pessoas vindas de outras partes do mundo?
A maioria absoluta dos participantes continua a ser estrangeiros: franceses, portugueses, suecos, argentinos, polacos, Ingleses… etc… temos tido turistas angolanos mas muito poucos. A pouca aderência dos angolanos, deve-se ao facto de que ainda é muito pequeno o grupo de pessoas em Angola que faz turismo nacional, e ainda é preciso educar as pessoas sobre o que é Ecoturismo.
Quais são os pontos turísticos mais visitados em Angola?
Deserto do Namibe, As Quedas de Calandula e as Praias de Benguela.*
O que gostaria que melhorasse no turismo local? O que falta fazer para termos mais condições para esta área de negócio?
Primeiramente gostaríamos que aumentasse a aderência de turistas nacionais e claro, que os orgãos competentes olhassem para o nosso país e dessem a atenção merecida de forma a turbinar aquilo que é o verdadeiro ecoturismo*
Sendo uma agência de viagens bem posicionada no mercado angolano. Como vê a Xplore daqui a 5 anos?
vejo a Xplore em 5 anos a operar de forma mais profissional, a operar com padrões internacionais como operam as outras agências por outras paragens do mundo, com parcerias internacionais e reconhecida pela excelência de trabalho não só no mercado nacional mas como internacional.*
Com certeza é uma marca apreciadora da natureza e os seus encantos. Como olha para sustentabilidade nacional?
A sustentabilidade nacional ainda está a precisar de muitos incentivos. Nota-se o crescimento de empresas e organizações que já têm implementado padrões de sustentabilidade nos seus projetos e produtos, mas apenas por iniciativa própria. É necessário que se criem instrumentos para que a sociedade, de forma geral possa ser motivada a desenvolver e implementar os seus projectos de forma sustentável, cumprindo assim com a agenda global para o desenvolvimento de 2030.
A natureza está viva. É preciso apenas parar e contemplar “. Em outras palavras o que quer transmitir?
Pretendemos transmitir o facto de termos uma diversidade biológica e natural muito grande em Angola, aliás, das mais diversas de África. Precisamos todos de parar um bocado e contemplar estas belezas, ao mesmo tempo, cooperando para que as mesmas possam ser preservadas”
Quais são as expectativas da parceria com a Revista Baiga?
Espero que a parceria entre a Revista Baiga e a Xplore Angola seja próspera e duradoura.
Por fim, qual é o método mais fácil para aderir aos serviços da Xplore?
Temos um website em construção, entretanto, no momento a forma mais fácil de aderir aos nossos serviços é pelo Instagram, e-mail e whatssAp.
View this post on Instagram