UNICEF APOIA PRIMEIRA FÁBRICA DE TIJOLOS FEITOS DE PLÁSTICO RECICLADO EM ÁFRICA

UNICEF APOIA PRIMEIRA FÁBRICA DE TIJOLOS FEITOS DE PLÁSTICO RECICLADO EM ÁFRICA

unicef

Na primeira fase, serão construídas 500 salas de aula.

“Iniciativa na Costa do Marfim vai permitir construção de 500 salas de aula para mais de 25 mil crianças marfinenses; tijolos são resistentes ao fogo, 40% mais baratos, 20% mais leves e têm uma durabilidade superior em centenas de anos.”

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, em parceria com a empresa colombiana Conceptos Plásticos, anunciou a inauguração de uma fábrica que irá produzir tijolos com plástico reciclado na Côte d’Ivoire, também conhecida como Costa do Marfim.


© ONU News

Soluções

Segundo Henrietta Fore (diretora executiva da Unicef: “esta fábrica irá estar na vanguarda de soluções inteligentes e escaláveis para alguns dos principais desafios educativos que as crianças e as comunidades de África enfrentam.”)

Acrescenta ainda que: “o potencial é triplo: mais salas de aula para crianças na Costa do Marfim, redução de resíduos de plástico no meio ambiente e uma fonte de rendimento adicional para as famílias mais vulneráveis.

 O país precisa de 15 mil salas de aula para responder às necessidades. A nova parceria deve usar plástico reciclado em áreas poluídas de Abidjan e arredores para construir 500 salas de aula para mais de 25 mil crianças.

A construção deve acontecer nos próximos dois anos e existe potencial para aumentar a produção no futuro.


UNICEF APOIA PRIMEIRA FÁBRICA DE TIJOLOS FEITOS DE PLÁSTICO RECICLADO EM ÁFRICA© Frank Dejongh
Salas de aula construídas com tijolos feitos de plástico reciclado.

O representante da Unicef no país, Aboubacar Kampo, afirmou que “um dos principais desafios enfrentados pelas crianças marfinenses é a falta de salas de aula, que não existem ou estão sobrelotadas, tornando a aprendizagem numa experiência desafiante e desagradável. Em certas áreas, pela primeira vez, as crianças em idade pré-escolar dos bairros pobres poderão ter a possibilidade de frequentar salas de aula com menos de cem outros alunos.” 

Aboubacar afirma ainda que “crianças que nunca pensaram que haveria um lugar para elas na escola serão capazes de aprender e prosperar em salas de aulas novas e seguras”.

Plástico

“Mais de 280 toneladas de resíduos de plástico são produzidas todos os dias apenas em Abidjan. Apenas cerca de 5% são recicladas e o restante acaba em aterros situados em comunidades de baixos rendimentos, onde a poluição agrava as condições de higiene e saneamento.”

A gestão inadequada de resíduos é responsável por 60% dos casos de malária, diarreia e pneumonia em crianças, doenças que representam as principais causas de morte de crianças na Costa do Marfim.

Quando estiver totalmente operacional, a fábrica irá reciclar 9.6 mil toneladas de resíduos plásticos por ano. Fora contribuir como fonte de rendimento para mulheres que vivem na pobreza.


UNICEF APOIA PRIMEIRA FÁBRICA DE TIJOLOS FEITOS DE PLÁSTICO RECICLADO EM ÁFRICA© Frank Dejongh
Mais de 280 toneladas de resíduos de plástico são produzidas todos os dias apenas em Abidjan.

Neste momento, nove salas de aula já foram construídas em Gonzagueville, Divo e Toumodi usando tijolos de plástico feitos na Colômbia, demonstrando a viabilidade dos métodos e materiais de construção.


UNICEF APOIA PRIMEIRA FÁBRICA DE TIJOLOS FEITOS DE PLÁSTICO RECICLADO EM ÁFRICA© unsplash | nategreno


Instagram
View this post on Instagram

A post shared by UNICEF (@unicef) on

View this post on Instagram

A post shared by Conceptos Plasticos (@conceptosplasticos) on

unicef