FILDA
Alda Fun in Fashion
A moda não se resume ao entretenimento!
Tem impacto relevante num ecossistema multi-sectorial.
© Wayne Fotografias
© Wayne Fotografias
A minha inspiração foi a reutilização,as minhas peças são feitas com os tecidos, “desperdícios” da Textang, porque tirei os tecidos dos resíduos e utilizei nesta coleção.
A indústria da Moda gera anualmente 105 milhões de empregos directos e 2.4 trilhões de dólares ao redor do mundo.
É gritante a necessidade da diversificação da economia em Angola, sendo o sector da Moda (indústria têxtil e não só) um sector que tem grande potencial para contribuir para o PIB angolano. filda
Pelos motivos supracitados a TEXTANG || pela primeira vez incluiu os estilistas angolanos na maior feira de negócios de Angola, a Filda.
DENISE ZAMIA 2022 2022
Denise Butler – 15 Área Tribal
A inspiração da colecção é “Produção Nacional” as peças são réplicas da colecção anterior inspirada nos movimentos do quotidiano da Marca 15 Area Tribal.
A Feira Internacional de Luanda é sobretudo um palco de promoção da produção nacional, da realização de negócios e do fomento do emprego. Inclusive, o carácter internacional da FILDA também tem uma impressão digital do fomento da diversificação da economia.
DENISE MITH
Coleção FILDA 2022:Camadas sobrepostas de desconstrução cromática.
Inspirei-me na exuberância da natureza colorida do nosso país e propus uma desmistificação do abuso do colorido nos nossos outfits quotidianos.
A TEXTANG || juntamente com o INAPEM uniram-se ao CMA “Conselho de Moda Angolano” para elevar o símbolo FEITO EM ANGOLA, que é uma forma que o sector têxtil tem de evoluir e acompanhar o desenvolvimento sustentável, rumo à internacionalização.
filda
SIWANA AZEVEDO | MARCA ROGUE WAVE
© Wayne Fotografias
Utilizei a técnica de manipulação de tecidos, inspirei-me no entrelaçado de um cesto que vi e fiz a coleção.
Segundo uma das estilistas, Siwana Azevedo, criadora da marca Rogue Wave: “a Textang forneceu o material para fazermos as coleções. Seguimos também o tema da Filda 2022 que é a PROMOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS COMO FACTOR DO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA, daí a construção dos tecidos”.
Siwana disse ainda que esta parceria veio dar voz à luta diária dos estilistas nacionais, que é o desenvolvimento sustentável da indústria em Angola, para que Angola passe de importador a exportador. “Queremos que o povo angolano pare de vestir fardo porque já é possível produzir a mesma qualidade que o Ocidente, mas para isso precisamos de políticas bancárias, mais abertura e trabalhar unidos”.
RUI LOPES
A minha mini-coleção fala de tolerância, unidade nacional e diversidade.
Inspirei-me na diversidade dos partidos, nas eleições. Que haja tolerância, respeito pela diferença e que vivamos em harmonia.
PRETAH
A Coleção Luanda 1975 tem como inspiração a dicotomia entre o simples e o arrojado que reflecte a nossa cidade de LUANDA.
A representante da marca Pretah, Ângela Aquino, parabenizou a Textang pela iniciativa: “ agradeço porque pela primeira vez a Textang uniu os estilistas na Filda, é mais uma abertura para a Moda Nacional”, culminou.
© Wayne Fotografias
MARITH JÓIA
A coleção foi inspirada na era Victoriana, onde o uso de crinolina era muito acentuado.
A ideia do trabalho conjunto com os estudantes de Moda do FAARTES, culminou com a produção do vestido final com detalhes de luzes em representação ao tema da Filda 2022 baseado nas tecnologias renováveis.
- (Marith Jóia é representante da marca POSH e docente universitária da Faculdade de Moda de Angola).
PETRA DIAZ
© Wayne Fotografias
Coleção Raízes foi inspirada nas nossas raízes africanas, com os looks infantis da minha última colecção.
Participaram desta iniciativa, os seguintes estilistas: Alda Duarte, Marith Jóia, Rui Lopes, Zamia Angola, Rossely Paulo, Denise Mith, Petra da Conceição, Siwana Azevedo, Dina Simão, Gregório Arthur, Rose Palhares e 15 Área Tribal.
A FILDA 2022 realizou-se de 16 a 20 de Julho na Zona Económica, em Luanda, Bengo.