AA Associação Coração Azul Angola realizou no dia 2 de Abril, a Feira da Solidariedade na Ilha de Luanda, alusiva ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.
A feira teve como objectivo arrecadar o valor do aluguer dos stands e reverter para a associação, esta que ajuda pessoas autistas e com outras desordens de neuro-desenvolvimento.
Segundo a fundadora da associação Maria da Luz: “a feira ajudou na divulgação do projecto e na sensibilização dos empreendedores para esta causa.
Os empresários em Angola têm muito dinheiro e um coração de pedra porque não têm o hábito de doar a estas causas. Mas felizmente a nova geração de empreendedores tem um coração verdadeiro e juntaram-se a nós.
Maria da Luz que é mãe e avó de autista, apelou à inclusão das crianças especiais na sociedade e pediu que esta área não continuasse invisível e negligenciada por parte do Estado. Aconselhou aos familiares a não esconderem os seus filhos e a não acreditarem em falsos pastores quando estes afirmam que o autismo é um espírito maligno.
Terminou a agradecer o apoio incondicional da Revista Baiga que é parceira da feira. “ Deram-nos um apoio extraordinário, de facto sem este apoio seria impossível a actividade acontecer”.
Por sua vez, Gélcia dos Reis, mãe de um menino autista de 7 anos de idade, contou a sua história. “Não é fácil, sendo que foi gravidez de primeira viagem, foi um susto para todos nós principalmente para o pai.
Gélcia dos Reis continuou ao dizer como é que se apercebeu da situação. “Com um ano e seis meses de idade, o bebé já falava normalmente, mas de repente começou a regredir e eu fiquei preocupada, pensei que fosse um trauma por ter lhe desmamado mas depois fizemos várias consultas e o diagnóstico que nos deram foi que ele era autista “. Culminou, ao sensibilizar a sociedade a informar-se melhor sobre este assunto, para que saibam lidar com as crianças especiais, e não as chamar de malucas ou mongoloides como é habitual.
A feira contou com o apoio oficial da Pay Pay Africa e com a participação de vários expositores, entre os quais, a Água Perla, Cheirus, Distore Makeup, Paradise Saudável, Chic Natura e todos aqueles que se sentiram tocados pela causa.
A Associação Coração Azul foi fundada no dia 22 de Setembro de 2016 e está localizada na Maianga, província de Luanda.
Lista de necessidades da Associação Coração Azul:
Saúde: Terapia da fala, ocupacional, psicólogo, pediatra, fisiatra, fisioterapeuta, hipoterapia, pedopsiquiatria, neuropediatria e integração sensorial.
Atividades: arte, clube de literacia, dança, equitação, hidroterapia, música, massagem, natação, yoga, jardinagem.
Ainda, a criação de área de lazer/e desenvolvimento, visto que o país, pouco ou nada oferece neste sentido, o que também, acaba por afetar substancialmente o desenvolvimento destas crianças, propomos criação de área com: baloiços, escorregas, pontes, sobe e desce, piscina de areia/ bolas e, outros brinquedos e acessórios em madeira e jardinagem. Visando assim, alguma melhoria da qualidade de vida e bem-estar, assim como, estimular o seu desenvolvimento, uma vez que é a brincar que as crianças aprendem.
Material de apoio como: lápis, borracha, tintas, cadernos, papel, lápis de cor, telas, material lúdico, aquarelas e pincéis