MANTEIGA DE KARITÉ DO GANA BY THE BODY SHOP

Uma das marcas de beleza mais sustentáveis do Mercado, acaba de lançar uma nova linha de produtos com Manteiga de Karité (a Shea Body Butter), em parceria com a comunidade do Norte do Gana.

Em 1994, após visitar a comunidade,  Anita Roddick descobriu as propriedades hidratantes naturais da manteiga de karité e as mulheres que a produziam.

Ficando fascinada com o que tinha encontrado, formalizou o seu primeiro pedido do ingrediente à comunidade local.

© thebodyshop

A partir daí, foi um passo para iniciar a produção com a Associação das Mulheres Tungteiya, mudando a vida de inúmeras delas, ao criar um fundo de reserva para financiar projetos comunitários.

São já mais de 600 mulheres locais que recebem um salário justo, numa sociedade onde a voz dos homens prevalece.

A nova Shea Body Butter é feita com 192 nozes de karité , sendo necessário dois dias para elaborar a sua manteiga, num longo processo composto por dezoito fases.

© thebodyshop

Pode ser usada no corpo, rosto, cabelo ou lábios, hidratando todas as zonas secas. Ideal para misturar e fazer algumas receitas caseiras, a gama inclui mais de dez produtos, entre eles: hidratante labial, loção corporal, champô, condicionador e exfoliante.

© HAMAMAT

Apesar do Gana ser rico em ouro, diamantes e cacao, a região de Tamale (onde é produzida a Manteiga de Karité) é seca e árida, sendo a frequência da época das chuvas escassa, uma vez que ocorre apenas uma vez por ano.

© thebodyshop

Durante o período de seca, as famílias locais passavam fome, uma vez que não tinham como cultivar os seus alimentos, ou vendê-los para a sua própria subsistência. Desta forma, ao estabelecerem relações comerciais de produção de Manteiga de Karité com a Body Shop passaram a obter rendimentos e a tornarem-se auto-suficientes.

Até à data, a Body Shop já promoveu criação de escolas, melhoria do saneamento básico (construção de canalizações e abertura de poços de água), assim como a promoção do acesso à saúde, num total de 10 infantários, 3 centros de saúde, lavandarias para os habitantes da zona, bem como desenvolveram ainda terras de cultivo, em 11 aldeias da região.

© thebodyshop


View this post on Instagram

A post shared by The Body Shop Official (@thebodyshop) on