MANICÓMIO WITH ELEMENTS

MANICÓMIO WITH ELEMENTS

Amor à arte com histórias verídicas.

Dia 30 de Maio de 2019 a Elements Contemporary Jewellery apresenta o projecto Manicómio with Elements, em Lisboa.


© Multipublicacoes

Neste dia a loja da insígnia, localizada no Amoreiras Shopping Center, assume o carácter e formato de galeria de arte, onde estarão expostas as obras originais dos artistas do Manicómio Lisboa, em paralelo com a colecção de jóias criada pela Elements para o projecto que tem como missão a inclusão de pessoas com doenças da psique através da arte.

Manicómio with Elements é a materialização da paixão pela arte da manufactura tradicional, pelo universo das mais antigas técnicas de ourivesaria portuguesa ao serviço da criatividade dos artistas do Manicómio.

O projecto dá lugar a uma colecção de jóias única com uma nova dimensão, contando histórias profundamente emocionantes e refletindo o espírito honesto e cru dos seus autores.


MANICÓMIO WITH ELEMENTS
MANICÓMIO WITH ELEMENTS
MANICÓMIO WITH ELEMENTS
MANICÓMIO WITH ELEMENTS
MANICÓMIO WITH ELEMENTS
PlayPause
Slider

Cada peça de autor é transportada para o universo das jóias, resultando numa colecção de 5 peças, em séries limitadas de 5 exemplares numerados, acompanhadas de um certificado.

A Elements associou-se ao projecto com o objetivo de ajudar a promover a missão e ao mesmo tempo acrescentar valor ao trabalho desenvolvido pelo Manicómio, através da partilha de conhecimento e know-how de uma arte milenar que é a joalharia.

Instagram
View this post on Instagram

A post shared by Elements Jewellery (@elements_jewellery) on

Segundo Sandro Resende, fundador do Manicómio: “A capacidade de criação e de igualdade, tem sido sempre o tom usado na parceira Manicómio/Elements. Na criação desta colecção de joalharia de autor, a capacidade intelectual, humana e criativa é o grande destaque numa mais valia social. Não são apenas jóias, nem apenas adornos, são um início da capacitação, numa simbiose entre a autenticidade e honestidade. A beleza social transformada num objecto”.

O Manicómio afirma-se como uma marca de inovação social que tem como objetivos principais, quebrar o estigma associado à doença mental e promover a empregabilidade. Neste sentido o projecto Manicómio with Elements desenvolve-se em dois momentos. O primeiro, agora concluído, resulta na criação da colecção de jóias concebidas com base nas obras originais selecionadas, revertendo 15% do valor de venda das peças directamente para os artistas, seguindo-se um outro momento que consistirá numa agenda de workshops de joalharia, promovidos em conjunto com o Manicómio para participação dos artistas e público interessado no projecto.

As jóias estarão disponíveis para venda nas lojas Elements Contemporary Jewellery de Lisboa e Porto, ou através do site www.elements.com.pt, assim como na loja Manicómio localizada no Edifício Now do Beato, em Lisboa.


PROJECTO MANICÓMIO
PROJECTO MANICÓMIO
PROJECTO MANICÓMIO
PROJECTO MANICÓMIO
PlayPause
Slider

Sobre o projeto Manicómio

Ao fim de mais de 20 anos a trabalhar com doentes do Júlio de Matos, reconhecendo- lhes talento e expondo as suas obras ao lado dos grandes nomes da arte contemporânea nacionais e internacionais ou até de realizadores como Emir Kusturica, Sandro Resende e José Azevedo decidiram ultrapassar as barreiras dos muros e das instituições hospitalares num projeto de inovação social a que deram, propositadamente, o nome de Manicómio.

O Manicómio afirma-se como uma marca de inovação social que tem como objetivos principais, quebrar o estigma associado à doença mental e promover a empregabilidade.

Como primeiro projeto da marca, nasceu o espaço Manicómio no edifício NOW do Beato, dedicado à criação de “arte crua” por artistas com experiência em saúde mental. Na sua primeira fase, o Manicómio arranca com 10 artistas a quem foram criadas condições de trabalho condignas e atribuídas bolsas de estudo com a duração de um ano. Para além dos trabalhos desenvolvidos, estes artistas terão também oportunidade de desenvolver outras ações como dar aulas de desenho, pintura, fotografia e escultura.

O espaço Manicómio está inserido num “hub social” e trabalha-se num ambiente “cowork”, entre os artistas e profissionais de várias áreas, havendo também lugar para exposições das obras dos artistas, algumas com mais de 20 anos, que fazem parte de coleções privadas e também um espaço-loja onde se podem comprar peças de autor e outros produtos da marca Manicómio.

Para o futuro trabalham-se já parcerias para financiamento e colaborações em áreas distintas como a edição de livros de autor, tecnologia e restauração.


© Multipublicacoes
Instagram
View this post on Instagram

A post shared by Margarida Enes (@enesmargarida) on