INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM TEMPOS DE CRISE


SSegundo a psicologia, inteligência emocional é  a capacidade de um indivíduo, de identificar e gerir os seus próprios sentimentos e emoções e os dos outros, para expressá-los / aplicá-los de modo apropriado e eficaz. Mas foi através de  Daniel Goleman autor do Best seller Emotional Intelligence, publicado em 1995, traduzido em 40 idiomas diferentes e vendendo mais de  5 milhões de cópias, que o tema  foi popularizado, tornando-se  acessível a diversas camadas da sociedade .

Resumidamente, a inteligência emocional significa a habilidade de gerenciar suas emoções! Mas é possível gerenciar emoções em tempos de crise?



A instabilidade emocional está em voga desde o inicio da pandemia, ansiedade, depressão, relações afetadas, são alguns dos vírus emocionais que atingiram em cheio a população mundial, além do COVID-19. É neste momento que o gerenciamento de emoções entra como uma ferramenta de apoio, para auxiliar neste processo entre a sanidade e a loucura que o mundo está vivendo! Porém para toda mudança de hábito, é necessário tempo e prática. Por isso Goleman, dividiu esse processo em 4 pilares, e você pode começar a praticar agora, são eles:

Autoconhecimento: Preste atenção nas suas emoções diante das situações cotidianas. Experimente começar a anotar em um caderno, porque em determinado momento do dia você sentiu raiva, amor, compaixão.

Gerenciamento das emoções: Controle reações automáticas que tem como base o reflexo de experiências traumáticas do passado, como a  dificuldade de aceitar elogio, por alguma questão passada em alguma altura da vida, onde a autoestima ficou extremamente abalada.

Empatia : Ouça o que o outro tem a dizer e evitar qualquer julgamento, acredito que este é auto explicativo não é mesmo?

Sociabilidade: Habilidades sociais estão presentes em todas as esferas da nossa vida, e treiná-la significa enfrentar situações reais, como por exemplo, aquela conversa que você considerava difícil de ter com alguém seja um familiar, chefe, ou seu parceiro(a).

É  importante destacar que a Inteligência emocional não é uma corrida, onde existe vencedores ou perdedores. Você não precisa ser produtiva o tempo todo, você pode sentir raiva, cansaço, vontade de largar tudo e viver da sua arte em uma ilha paradisíaca. Se conhecer vai libertar você!  Essa é a sua jornada, escolha como quer vive-la.


Cuide de seus pensamentos quando estiver sozinha e das suas palavras quando estiver com as outras pessoas!

E você como faz para gerenciar suas emoções? Compartilha aqui com a gente!

E não deixe de assistir o nosso vídeo bônus, com alguns rituais de Ano Novo para você começar com o pé direito.


RITUAL PARA O ANO NOVO

instagram
PUB