“FRESH BACKSTAGE PORTRAITS” BY JOÃO BACELAR

Um olhar aos bastidores do Portugal Fashion e da Moda Lisboa.

“Fresh Backstage Portraits”, patente no Designer Outlet Algarve de 6 de Abril a 11 de Maio, em Portugal, é o nome da exposição do fotógrafo de moda, João Bettencourt Bacelar, que oferece uma visão intimista do backstage dos 2 emblemáticos eventos de Moda portugueses.

«Nesta exposição, todas as manequins posam para a câmara e usufruem da liberdade do backstage para se expressarem. As fotografias são únicas, porque representam um momento de proximidade em que a modelo interage diretamente com a lente do fotógrafo», explica João Bettencourt Bacelar à BAIGA.


PlayPause
Slider

A inspiração para a exposição, na qual podem ser vistas fotografias com criações de estilistas nacionais, como Maria Gambina, Susana Bettencourt, David Catalan, Alexandra Moura, Alves Gonçalves, Alecksander Protic, Olga Noronha e Luís Buchinho, é apresentar ao público uma visão original e intimista da moda, diferente do que é normalmente mostrado nas imagens dos desfiles.

«Vários criadores apreciam as fotografias de backstage em complemento às da passerelle, porque possibilitam uma perspetiva com pormenores diferentes das roupas e das criações, assim como da forma como as mesmas se comportam nos modelos. A atitude dos modelos também é diferente nos bastidores, proporcionando quase uma sessão informal de fotografia editorial, onde podem mostrar a sua personalidade, carisma e atitude», acrescenta o fotógrafo.


PlayPause
Slider

João Bettencourt Bacelar é fotógrafo, artista, designer e ilustrador. Desde 2005 que tem fotografado o backstage dos principais eventos de moda em Portugal. Os retratos recentes que selecionou para esta exposição complementam o seu já extenso arquivo fotográfico de backstage. Ganhou, em 2018, o prémio para melhor retrato nos Insties Gerador, com uma fotografia de backstage tirada no Portugal Fashion. As suas fotografias de backstage já foram inúmeras vezes publicadas em diversas publicações nacionais e internacionais.

Instagram
View this post on Instagram

A post shared by joao bettencourt bacelar (@joaobettencourtbacelar) on