Fly yoga
Fly Yoga ou Yoga Aéreo é uma mistura de Yoga tradicional, Pilates e movimentos de dança, também com a possibilidade de trabalhar a pares, como no AcroYoga.
Existem várias denominações para a prática do Yoga Aéreo, todas elas são praticadas de uma maneira segura e estável, num pano ou tecido denominado de “hammock”, suspenso.
A Revista Baiga foi experimentar uma aula e saber mais sobre o assunto com a CEO do Eleven’s Art Studio (em Talatona, Luanda), Leyla Kachaeva, uma verdadeira “lufada de ar fresco” para todos os amantes de yoga e não só.fly yoga
É a fundadora de um estúdio de yoga, dança e arte bem patente no mercado angolano. Como surgiu o interesse pelo mundo das artes?
Sempre tive paixão pela dança, sempre dancei, já aprendi vários estilos e sempre sonhei em ter uma escola de dança.fly yoga
O yoga (especialmente aéreo) é uma paixão bastante recente, quando experimentei este estilo, ficou o meu estilo de yoga favorito, por ser mais divertido, mais completo e super vantajoso para a coluna (sempre tive dores nas costas antes de começar a praticar o yoga aéreo), logo decidi tirar o curso e tornei-me instrutora. E depois decidi trazer este estilo para Angola, em Angola não existia nada igual.
Até hoje somos o primeiro e o único estúdio com esta modalidade.
A arte – também sou um pouco artista, sempre tive paixão pela arte, e quando criei o studio, queria que fosse associado com as artes, também queria apoiar e promover as artes e os artistas angolanos.
Conte-nos sobre a fundação do Eleven’s Art Studio.
Foi fundado no final de 2019, com a inauguração oficial a 27 fevereiro de 2020.
Como é que o estúdio funciona?
Funciona como escola de dança, artes e yoga. De vez em quando realizamos eventos de música ao vivo, exposições de artes, noites dançantes, feiras culturais, etc.
Sobre a Pranaceia. O que está em torno desta perfeita combinação de retiro e nutrição?
Entidade que se dedica ao bem-estar e saúde física e mental através de: Retiros, Palestras, Workshops, Consultas entre outras actividades. Onde ensinamos as ferramentas que resgatam a sabedoria ancestral.fly yoga
Nome: pranna + ceia
Objectivo: Resgatar a sabedoria ancestral e ensinar como recuperar a sua energia vital (pranna) através de várias pannaceias (remédios universais para curar todos os males)
Para alcançar equilíbrio mental e físico voltando às origens.
O nosso lema : “um mundo melhor é possível”.
Quais são os seus objectivos em termos profissionais?
Fazer a diferença no mundo, ser a referência na área onde atuo.
Para mim o lucro sempre foi secundário. Gosto de fazer as coisas por amor.
Quais são os maiores desafios em relação à sua carreira?
A diferença na mentalidade e cultura…
Como avalia as oportunidades de se estudar dança em Angola?
Na verdade tem muito caminho para andar, há muitas poucas escolas de dança, foi a razão pela qual queria criar uma, porque eu própria não encontrava escola perto da minha casa onde podia dançar. A nível da profissão a dança também não é valorizada o suficiente.
Mas estamos a trabalhar neste sentido.
O país tem passado por várias transformações sociais, políticas e económicas. Neste sentido, qual é o papel da cultura e da arte para o desenvolvimento de uma nação?
Enorme. A cultura educa a nação, molda o carácter, a mentalidade, o modo de pensar e de viver. Venho duma cultura muito rica e senti na minha pele a importância que ela tem na vida duma nação.
Ver essa foto no Instagram