CLUB DOS MÉDICOS
Tendo em consideração a Saúde como um dos direitos fundamentais consagrados pela carta Universal dos Direitos Humanos, o Club dos Médicos em parceria com a Direção Municipal da Saúde do Talatona, realizou no passado mês de Abril, uma actividade de carácter filantrópico, destinada à População carenciada da Comunidade do Macoco-Mussulo.
Fomos saber mais sobre esta iniciativa de louvar, juntamente com a Neomedic, nosso parceiro, e um dos parceiros da actividade.
De onde surgiu esta iniciativa do Club dos Médicos para dar assistência médica gratuita propriamente à Comunidade de Macoco-Mussulo, uma vez que há diversas zonas vulneráveis em Angola?
O CLUB DOS MÉDICOS tem desenvolvido ações em todas as províncias do País, e esta foi só uma das muitas ações que o CLUB DOS MÉDICOS vem realizando. Foi escolhida esta comunidade porque o Mussulo, embora seja uma zona da capital, carece de Serviços básicos e especializados de saúde.
Em que pé está esta parceria do Club dos Médicos com a Direcção Municipal da Saúde do Talatona?
O CLUB DOS MÉDICOS tem parceria Institucional com o Governo Provincial de Luanda, e nesta senda aparecem as intervenções das distintas Direções Municipais da Saúde.
Faça-nos um resumo das condições encontradas na população de Macoco-Mussulo.
A População local é carente, a maior parte dedica-se á pesca e à venda ambulante, constatamos pobre abastecimento de água potável, deficiente educação sanitária, incidência e prevalência de doenças como Hipertensão Arterial, e distintas afeções do Tracto Urinário, ligadas ao consumo de água e não só.
Esta assistência médica e medicamentosa, testagem e vacinação gratuita, bem como a distribuição de produtos de higiene, vai atingir somente à Macoco?
Não. O CLUB DOS MÉDICOS tem um programa nacional anual, anualmente oferecemos mais de 30 mil consultas e 150 cirurgias nas 18 províncias.
Este projecto vai ser alargado nas demais províncias? Se sim, já há alguma data prevista e províncias a mencionar?
Como frisamos no princípio, o CLUB DOS MÉDICOS tem um plano de atuação nacional e actuamos nas 18 províncias, no mês de Junho está previsto a apoiarmos a Província do Huambo, este ano já estivemos no Kwanza-Norte, Cuando-Cubango e Bié.
No caso da Malária, que foi a doença com maior destaque na referida zona com 48,2% segundo uma análise de sistema que mede as doenças infecto-contagiosas e de declaração obrigatória (Sistema de Informação Directo). Como é que o Club dos Médicos pensa em solucionar este problema?
O CLUB DOS MÉDICOS, doou através dos seus parceiros medicamentos à Direção Municipal da Saúde para actuar sobre estes problemas, como também promovemos ações de prevenção e promoção de saúde, ensinando aos moradores a evitar condições que propiciam a propagação de vectores.
Como é que a comunidade reagiu a esta iniciativa?
Sendo uma comunidade carente de Serviços, reagiram com bastante ânimo e agradeceram a nossa presença.
Para terminar, quais são os próximos passos e actividades em carteira do Club dos Médicos, juntamente com os seus parceiros.
Para o mês de Junho, O CLUB DOS MÉDICOS tem programado 3 actividades: Projecto de Intervenção e Pesquisa sobre a incidência do HIV em adolescentes e Jovens no Distrito Urbano da Ilha do Cabo, destinada a população vulnerável da zona; Campanha de promoção e prevenção de saúde na Comunidade do Buraco Ramiros, e na Província do Huambo.
Sobre a Parceria Neomedic X Club dos Médicos:
A Neomedic Angola é um dos parceiros que apoia o projecto de cariz social do Club dos Médicos.Para a Neomedic Angola este tipo de ações são a melhor representação do cariz altruísta e social que uma sociedade deveria ter.Uma parceria para continuar já que os resultados têm sido palpáveis e a diferença que o club dos médicos e seus associados fazem nas populações mais carenciadas está à vista.