AS PERGUNTAS QUE SOMOS

AS PERGUNTAS QUE SOMOS

Estreando-se no género entrevista, a Poética Edições lança o livro As Perguntas que Somos, uma  coletânea de 34 entrevistas que propõe uma cartografia para a humanidade, com autoria de  Paula Perfeito, a fundadora e curadora do blogue de comunicação cultural Entre | Vistas que dá origem ao livro; projeto fotográfico de Isabel Nolasco; prefácio da cientista Maria Manuel Mota;  e posfácio do historiador José Miguel Sardica.


A partir da pergunta, são mostrados os olhares de personalidades desassossegadas,  inquietantes, com histórias de vida, trajetos profissionais e domínio de saberes com importantes  contributos para a consolidação de valores, o debate de ideias e a hierarquia de conhecimentos.  São visões multidisciplinares atuais para mapear quem somos, quem fomos e seremos, numa  evolução da plataforma digital Entre | Vistas para o formato livro.

AS PERGUNTAS QUE SOMOS

Ao longo das conversas com os 34 entrevistados, apelidadas no subtítulo de Entre | Vistas à  Humanidade, há um diálogo imaginário implícito com a humanidade e vão nessa linha sendo  lançadas pistas para a compreensão do ser humano. «Ouvimos muitas vezes dizer que à nossa  época faltam mestres. Temos especialistas de todo o género, tornámo-nos uma sociedade de  peritos (…). Mas faltam-nos guias capazes de fazer uma síntese». Lembra-nos José Tolentino  Mendonça, no seu livro O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas. É essa sabedoria, essa visão  de conjunto e essa completude maior do que as partes que o livro propõe ao longo das 34  entrevistas, numa representação etária, geográfica, de género e de backgrounds culturais  imperfeita, mas relevante e significativa.

São neste livro entrevistados o escritor Afonso Cruz; a escritora Ana Margarida de Carvalho; a  gestora da Galp Ana Sofia Silveira; a gestora da Pfizer Ana Torres; o poeta André Osório; a  encadernadora e restauradora de livros Andreia Tibério dos Santos; o professor, tradutor e  poeta Carlos Ascenso André; o escritor Carlos Campaniço; o investigador da universidade do  Minho Carlos Mendes de Sousa; a escritora Inês Francisco Jacob; a arquiteta Joana Marcelino;  o empresário e ultramaratonista João Neto; o gestor e consultor João Pedro Tavares; o  matemático Jorge Galhardas; o escritor José Luís Peixoto; a escritora Lídia Jorge; o treinador de  comunicação Luís Loureiro; a presidente da Terra dos Sonhos Madalena d’Orey; a autora,  consultora para a inclusão e palestrante Mafalda Ribeiro; e editora e escritora Maria do Rosário  Pedreira; a cientista política Marina Costa Lobo; o ator e humorista Miguel Lambertini; a  investigadora da Universidade de São Paulo Nádia Battella Gotlib; o diretor da Faculdade de  Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa Nelson Ribeiro; o padre jesuíta Paulo  Duarte; o historiador da arte Pedro Flor; o economista Pedro Norton de Matos; o artista Pedro  Proença; a escritora Raquel Serejo Martins; a diretora-geral da Bonifácio Wines Rita Bonifácio;  a jornalista e escritora Rosa Montero; o presidente do Grupo Nabeiro Rui Nabeiro; o fotógrafo  e biólogo Veríssimo Dias; e o padre Vítor Feytor Pinto.

AS PERGUNTAS QUE SOMOS

O livro As perguntas que somos consiste, em síntese, nas perguntas tantas vezes guardadas cá  dentro e que simultaneamente nos levam ao princípio e nos atiram para o futuro, nesse  território de descoberta do sentido da vida.

Sobre o Entre | Vistas
Criado de raiz e lançado em 2014, o Entre | Vistas consiste numa plataforma digital de comunicação cultural para a partilha, numa iniciativa de role model, de modos de ver de personalidades líderes, inquietantes, com histórias de vida, trajetos profissionais e domínio de saberes que possam constituir uma oportunidade para a consolidação de valores, o debate de ideias e a hierarquia de conhecimentos. No Entre | Vistas, são também revelados conteúdos de comunicação e cultura, numa apologia de que são a comunicação e a cultura (nos seus sentidos mais latos) os principais desígnios do século XXI, surgindo como antecedentes do conhecimento e responsáveis por fazer descobrir o essencial na amálgama de informações que hoje se multiplicam. Na génese do Entre | Vistas estão um laço com a escrita, num muitíssimo humilde exercício de cidadania cultural, e uma atitude de vida enraizada no ato de perguntar, que é como quem diz, de auscultar, de escutar, na convicção de que é no outro que o nosso olhar se amplia. Numa filiação à expressão “entre vistas”, de duplo significado fonético, as sete categorias do Entre | Vistas encontram-se ancoradas no ato de ver.

Além de aproximadamente 100 entrevistas, abrangendo ampla multidisciplinaridade, nesta plataforma encontram-se hoje mais de 100 livros retratados, dos vários géneros e de autores da antiguidade à contemporaneidade, destinos de viagem, de Madrid à Austrália, de Timor-Leste a Marraquexe, espaços culturais de referência no país e no mundo e contributos para a observação dos mass media em mudança. É este também um lugar que guarda o tom de voz emprestado à literatura, com principal destaque para a divulgação de poesia, com a leitura de poemas de autores de relevo.

Fizeram catapultar o Entre | Vistas para um universo de públicos maior e mais diverso as sinergias travadas para a promoção da lusofonia com a Baiga Magazine, plataforma digital angolana; para a valorização dos lugares de encontro e integração com a autora, consultora para a inclusão e palestrante Mafalda Ribeiro; para a divulgação cultural com o Bode Inspiratório, projeto literário e artístico lançado por Ana Margarida de Carvalho no dealbar da pandemia de COVID-19 e que levou à presença do Entre | Vistas no Folio, Festival Literário Internacional de Óbidos, e à sua visibilidade em meios mediáticos de prestígio nacional e internacional. Numa sinergia com a PWN Lisbon, foi possível divulgar em primeira mão no Entre | Vistas as Conversas do Avesso, fórum de reflexão da liderança e do talento desenhado de raiz por Paula Perfeito, com oradores multidisciplinares. Surgiu, ainda, o desafio de estruturar e dinamizar, a partir do conceito do Entre | Vistas, workshops de comunicação em diferentes contextos e a apresentação de livros.



Sobre a autora, Paula Perfeito
Paula PerfeitoMentora e curadora do Entre | Vistas (entre-vistas.pt), o blogue de comunicação cultural que lançou em 2014, hoje com cerca de 100 líderes entrevistados e que dá origem a este livro.

Atualmente com a função de Head of TV Partnerships and Multichannel Communications do MEO, é profissional de comunicação e marketing, com 18 anos de experiência no setor das comunicações. Iniciou-se como jornalista na TVI, em 2004, com um estágio remunerado como prémio para o melhor aluno da licenciatura em Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Enveredou, em 2005, no universo corporativo para liderar o start-up de uma área de comunicação, integrou a comunicação institucional de marcas líderes de mercado e, ao longo da sua experiência organizacional, tem vindo a assumir diferentes funções de gestão de projetos e equipas.

Em paralelo, é a Presidente da PWN Lisbon (pwnlisbon.net), comunidade internacional vocacionada para o desenvolvimento da liderança e do talento, na qual foi entre 2016 e até tornar-se Presidente, em março de 2022, Head of Events & Communications.

Dá voz em projetos de locução e é o rosto de formatos audiovisuais e workshops de comunicação que desenhou de raiz.

Assegura desde 2005 a apresentação de eventos e a moderação de debates, sendo autora do fórum de reflexão multidisciplinar sobre liderança e talento “Conversas do Avesso”.

É mestre em Ciências da Comunicação pela UCP (2008).

Sobre a Poética Edições
Editora independente e livre que procura o rigor e a beleza da palavra e do pensamento. Inclui dezenas de autores conscientes do mundo e da humanidade, a escrever com traços distintos significados comuns. Existe desde 2013 e publica a(c)tualmente sob duas chancelas: a Poética Edições e a Teórica Edições.

Artigo publicado em simultâneo no Entre | Vistas e na Baiga Magazine, no âmbito da parceria celebrada entre ambas as plataformas digitais para a promoção de autores, ideias e iniciativas de referência na lusofonia.

PUB