A PAZ NO MEIO DO CAOS

A paz no meio do caos
Se imaginarmos a nossa mente como um balde onde podemos guardar pensamentos relacionados com todos os aspetos da nossa vida – família, trabalho, vida social, relacionamentos, finanças, saúde, entre tantos outros – não é difícil perceber quão rápido podemos encher o balde e vê-lo a transbordar. Esses pensamentos, que na sua maioria até poderão ser simples e inofensivos, quando acumulados, atrapalham o nosso espaço mental e criam-nos ansiedade. Enfrentar estes mesmos pensamentos durante uma pandemia pode facilmente dar-lhes uma voz que tem de ser silenciada em prol da nossa paz entre as quatro paredes do nosso “lar, doce lar”.


PlayPause
Slider

Encontrar o tempo e a energia para acalmar a mente, mesmo em tempos de pandemia, de estados de emergência e de calamidade, pode ser tão simples quanto libertar pensamentos ou guardá-los em gavetas ordenadas que nos permitam respirar enquanto as abrimos, organizamos e arrumamos. Como em qualquer outra arte que queiramos dominar, separarmo-nos dos pensamentos para ganharmos energia para vivermos cada momento de forma mais consciente, mais feliz, mais em paz e com mais amor obriga a uma pitada de vontade e mais outra de treino de uma prática que se tem tornado cada vez mais conhecido nos últimos anos e que agora ganha um valor incomparável: a meditação.

A meditação é muito mais do que uma forma de relaxarmos, de aliviarmos o stress e de melhorarmos o foco. Sobretudo em tempos como os que vivemos, a meditação é a forma mais simples de organizarmos as nossas gavetas, de esvaziarmos o nosso balde e de vivermos felizes enquanto nos libertamos e acumulamos pensamentos.



Sente-se ou deite-se num sítio confortável.
Feche os olhos, respire naturalmente e concentre-se no ar que entra e sai pelo seu nariz.
Redirecione todos os pensamentos aleatórios que o distraiam e volte a focar-se na respiração. Com o tempo e a prática será cada vez mais fácil controlar a sua mente errante.
Comece com 5 minutos de meditação diária e vá aumentando progressivamente, se sentir que ainda não chegou ao seu tempo ideal.
Se tiver dificuldades em concentrar-se poderá experimentar uma sessão guiada. Existem inúmeras apps (Headspace, Calm) ou vídeos no YouTube, entre outros recursos online, de diferentes estilos, que de forma guiada o ajudam a manter-se focado na meditação. Explore e descubra o que resulta melhor consigo.

Não desista. A consistência e o treino são fundamentais para aproveitar plenamente os benefícios da meditação e encontrar a paz no meio do caos. Mais perto não poderia estar!


PlayPause
Slider