Upcycling by Chiara Catalano

NNa nossa busca incessante por alternativas mais sustentáveis a nível de moda, encontrámos Chiara Catalano e ficámos completamente rendidos com o seu eco-statement através de peças plenas de ativismo e criatividade.

O resultado? Só podia ser amor à primeira vista.

Nascida em Palermo, Itália, numa família de artistas e cientistas, Chiara movimenta-se actualmente entre a #pintura e a #sustentabilidade experimentando intervenções artísticas em peças de vestuário, com uma assinatura ambiental e tremendamente “refrescante”.

“Moda para salvar o planeta” é o mote para uma coleção vibrante, divertida e cheia de arte.



“Não me considero designer, gosto de fazer intervenções em roupas vintage. Com um traço instintivo, optimista, primitivo, cru. Uso os tecidos como telas, e os cartazes onde me posso expressar e comunicar. Aqueles que vestem as minhas roupas tornam-se embaixadores de uma mensagem eco-sustentável.”

PlayPause
Slider

Formada em arquitetura, Chiara herdou traços de família e começou a sua carreira como curadora da galeria de seu pai “Arte al Borgo”.

Já a paixão pelo universo da moda acompanhou-a desde sempre, iniciando a sua carreira em 2011, ao patentear a bolsa de teclado Coccodrive e acabando por ser uma das finalistas do projeto Samsung.



“As suas peças são pura arte, divertidas e despojadas de artificios. No meio da mensagem que passam de recycle-reuse-remade, ressaltam personalidade, liberdade e consciência coletiva”.

PlayPause
Slider

Ao seu leque recente de sucessos constam inúmeras parcerias internacionais entre as quais:

  • Julho 2020 – celebridade de Bollywood Anushka Sharma veste uma de suas peças pintadas à mão para a Vogue Índia
  • Novembro 2020 – DJ londrina Jodie Harsh usa um de seus fatos pintados à mão para uma apresentação musical
  • Dezembro 2020 – celebridade da Disney, Olivia Rodrigo, veste uma de suas peças pintadas à mão para a revista Schon
  • Colaborações criativas com marcas sustentáveis ​​(PA.RO.SH., CARMINA CAMPUS por Ilaria Venturini Fendi, Faye-eyaf Tóquio).


Uma verdadeira lufada de ar fresco na cena da moda sustentável internacional, que seguramente não vamos perder de vista.