Louis de Gama, a pérola do upcycling

OO fascínio e a curiosidade para sabermos mais, levou-nos a iniciar conversa com o próprio fundador da marca e os motivos para sorrir foram mais que muitos.

Conheça quem é Louis de Gama na sua essência mais pura e porque o véu da sustentabilidade e do upcycling estão intrínsecos dentro de si, enquanto ser humano e criador.

  1. Como surgiu a paixão pelo universo da Moda?

“Desde a minha adolescência, a moda salvou-me de uma fase de muita timidez e inadequação social.Reinventando o meu estilo pessoal angariei amizades e pude me integrar melhor.”

PlayPause
Slider

  1. Fale-nos um pouco sobre as suas fontes de inspiração e como influenciaram o ADN da sua marca.

Tecido, cor, textura e domínio de técnicas manuais de fabrico são as minhas inspirações reais. Sou uma pessoa muito prática e inspiração está em tudo que me rodeia e se não a encontrar basta meter um tecido no manequim ou pegar num pedaço de bordado para me inspirar.

  1. Apesar do momento atual ser voltado para a sustentabilidade, na moda o caminho ainda é feito de dificuldades. Qual a sua visão?

Muitas…continuar a trabalhar. Já uso técnicas e meios sustentáveis há mais de 20 anos, portanto não me iludo muito com esse ‘ trend’ atual.…muitas marcas usam essa palavra de uma forma hipócrita por motivos comerciais…Eu uso métodos sustentáveis como um modelo de vida e muitas vezes não tenho outros recursos por isso não tenho escolha.

PlayPause
Slider

  1. Porquê o caminho do upcycling e das roupas vintage?

Não tenho outra escolha, como disse atrás, faz parte de um modelo de viver, existir, faço a minha parte, durmo melhor.

  1. Qual foi a aceitação da sua marca em Portugal?

A aceitação foi boa, participei no Moda Lisboa 3 vezes e no Portugal Fashion 2 como convidado especial, mas com muito pouco proveito comercial.

  1. Temos conhecimento que vive em Londres. Sendo considerada uma das 4 capitais da agenda internacional, qual o apoio a jovens designers em início de carreira?

“Tive muito apoio quando comecei a carreira, fui ‘ New Generation Designer’ na ‘ London Fashion Week’ durante 3 anos consecutivos quando comecei a carreira. “

© Louis de Gama

Mas isso já foi há algum tempo… A minha vertente e conceito de design sofreu muitas alterações no decorrer dos anos. Estou numa fase de relançamento da marca neste momento.

  1. Como estão a nível de moda sustentável? E no uso de biomateriais?

Em geral acredito que estamos numa fase embrionária… pena muitos fazerem uso da palavra para benefícios comerciais. Muito mais se poderia fazer…mas não sei se será já tudo muito tarde… eu continuo a fazer a minha parte…como disse anteriormente durmo melhor.

  1. Como vê a Moda daqui a 20 anos?

Digital, Virtual e muito Híbrida.

  1. Louis de Gama é…

Sustentável e amigo do planeta na sua forma mais íntegra.



Instagram